Lançamento MY WAY de Giorgio Armani




Olá, tudo bem por aí?

Maya Colombani
Diretora de Sustentabilidade 
da L'Oreal Brasil
Estou imensamente feliz em fazer parte do lançamento no Brasil da fragrância MY WAY de Giorgio Armani, pois além de seu buquê maravilhoso, ele é o primeiro perfume de luxo em possuir recarga, e ter a preocupação socioambiental em todas as etapas de sua fabricação. Foi um imenso prazer receber a Maya Colombani no podcast Beleza Científica para falar sobre a estreia desse produto incrível e revolucionário. Maya é diretora de sustentabilidade da L'Oreal Brasil, tendo experiência internacional de 20 anos na empresa, trabalhando para todos os países, morando na França, Índia e Brasil. Hoje ela é responsável pelo programa L'Oreal para o futuro, liderando um comitê multidisciplinar de 30 especialistas.
A entrevista foi muito rica e por isso, estou transcrevendo os pontos principais aqui no blog.

Entrevista de Lançamento da Fragrância MY WAY

Taci - Maya, percebo que o MY WAY traz a fusão de ingredientes de várias partes do mundo. Seria bem interessante que você iniciasse nos falando sobre a composição da fragrância.

Maya - A fragrância MY WAY é para seduzir a nova geração, a nova geração de mulheres entre vinte e trinta anos, que buscam novas experiências, que querem descobrir o mundo inteiro, o território desconhecido. Essa nova geração cheia de curiosidade  que quer descobrir novos países. 
A essência de MY WAY foi desenvolvida com ingredientes de várias partes do mundo, é uma fragrância floral, cativante, bem contemporânea com notas do topo composta de bergamota da Calábria e flor de laranjeira do Egito, um convite para abrir novos horizontes e novas experiências. As notas do coração mostram a tuberosa indiana combinada com a infusão de jasmim, isso dá uma aura de feminilidade incrível para essa fragrância. E para finalizar, temos como notas de base a baunilha de Bourbon de Madagascar junto com almíscares brancos, que dá um tom confortável e aconchegante para esse perfume.

Foto: Divulgação


Taci - Eu percebi que ela é uma fragrância bem jovial mesmo, bem contemporânea! 
Poderíamos falar um pouco também sobre o compromisso da marca com a sustentabilidade, que é de longa data.  Bom, nessa fragrância em específico, podemos destacar uso dos ingredientes naturais adquiridos de forma responsável. Poderia comentar sobre a obtenção dos ingredientes do MY WAY?

Maya - Como você disse, a sustentabilidade negócio de nosso grupo, por que a gente, como líder mundial da beleza, temos a responsabilidade de transformar toda nossa cadeia de valor, e também agir como um catalisador de mudança por nosso ecossistema.
A gente é sustentável e quer ser cada dia mais sustentável! Então para nós, a sustentabilidade é integrada na nossa cadeia de valores, desde a criação do produto, o fornecimento das matérias-primas, a produção, o transporte e até o consumo final.
Só para compartilhar com você, L'Oreal é a única empresa no mundo que foi eleita cinco anos consecutivos como líder mundial em sustentabilidade pela CDP (Carbon Disclosure Project). Então no nosso compromisso L'Oreal para o futuro, temos como visão e ação, promover a transformação de nosso negócio no Brasil e de levar impacto positivo para nossa sociedade.
E MY WAY é exatamente tudo isso. É um produto porta voz de nosso compromisso de longa data com a sustentabilidade, pois ele é fabricado a partir de produtos naturais, adquiridos de maneira responsável, e o que significa isso? Significa que trabalhamos por meio de programas que permitem desenvolver e empoderar as comunidades mais vulneráveis de cada país, e isso com a base do princípio de comercio justo.
Os ingredientes de MY WAY, seja a baunilha de Madagascar ou tuberosa indiana  é exatamente isso, ingredientes feitos artesanalmente, por comunidades de pessoas vulneráveis socialmente. Vamos dar o exemplo da baunilha de Madagascar, ela vem de um processo totalmente artesanal, que garante uma alta qualidade no ingrediente, e não queremos ter esse ingrediente de maneira industrial, queremos manter o "saveur ferme" das comunidades ao seu redor.
E trabalhamos em parceria com uma ONG para ter um programa de abastecimento inclusivo e justo, a fim de promover a inclusão social dos mais pequenos fornecedores, das pessoas que nem tinham acesso ao mercado, e isso, beneficiando e proporcionando para essas comunidades oportunidades de uma vida boa e justa.
Além disso, trabalhamos nas comunidades para que elas possam diversificar as fontes de renda, não apenas com a baunilha, mas com outras fontes de renda, para melhorar a vida no dia-a-dia deles, por exemplo, apoiamos a produção de café. E tudo isso, como eu disse, para saírem da vulnerabilidade social.
Então, a baunilha de Madagascar é um exemplo de empoderamento das pessoas vulneráveis, através de um salário digno, mas também, um trabalho manual para desenvolver o negócio deles para poder diversificar as fontes de renda.
Outro exemplo é a tuberosa indiana, que á a nota de coração desse perfume, ela é produzida na região de Mysore na Índia. e obtida através da extração que é feita por fazendeiros de campo, no estado de Karnataka. Essa extração é feita exclusivamente para a marca Giorgio Armani, com um processo de destilação extremamente avançado, a destilação molecular, para ter o melhor dessa fragrância. Então vimos a oportunidade dessa região se desenvolver economicamente através desse fornecimento sustentável. 

Taci - Muito bacana essas parcerias, esse inclusão, é realmente muito importante. E eu entendo a importância do MY WAY como o início de um novo compromisso, que seria a luta contra as alterações climáticas e a perda da biodiversidade, pois em 5 anos a partir da sua introdução no mercado, a fragrância vai atingir a neutralidade de carbono. Nessa perspectiva, Maya, você acredita que isso é um a tendência?

Maya - Então, primeiro eu queria agradecer você, pois você alertou sobre dois fatos que acho extremamente importante para a sobrevivência de nossa humanidade, o primeiro é a mudança climática, temos nove e meio para se posicionar como negócio, como pessoa, para se posicionar de maneira muito forte para a luta contra a mudança climática. O segundo ponto é o colapso da biodiversidade, cada dia temos centenas de espécies que desaparecem e se queremos ter uma vida boa, temos que preservar nossa natureza e lutar ativamente contra a mudança climática. 
E por isso, a primeira coisa que queria te dizer é não, não é uma tendência, não é uma tendência de integrar ingredientes naturais, não é uma tendência de ser mais justo com as comunidades, é o novo normal, é uma responsabilidade que devemos nos engajar mais que nunca. E na L'Oreal, a gente acredita que a inovação é um acelerador de transformação da nossa sociedade. No nosso compromisso de sustentabilidade "L'Oreal para o futuro" assinamos a Convenção de Ellen MacArthur, para promover a eliminação de plástico supérfluo, a reciclagem e a circularidade, e isso para ter cada dia uma embalagem mais positiva para nosso planeta.
Além disso, Giorgio Armani se engaja ao oferecer produto desenvolvido para durar mais e para criar um consumo mais consciente e sustentável para nosso consumidor.

Foto: Divulgação



Taci - Eu recebi a fragrância, e posso dizer que além de ser um perfume cativante com um buquê maravilhoso, também tem uma embalagem incrível. Pelo o que sei, essa é a primeira vez na indústria de fragrâncias de luxo que existe esse olhar mais sustentável. Como que o frasco foi pensado Maya?

Maya - MY WAY foi criado no princípio de ecodesign, e o jeito que a gente gente escolheu os ingredientes, o fornecimento, tudo foi pensado para ter um impacto positivo para a natureza e a sociedade. Vou dar um exemplo bem concreto, o frasco de MY WAY, além de ser muito lindo, com curvas incríveis, uma tampa super elegante, que lembra uma tampa orgânica, essa própria tampa é feita de plástico reciclado. Então cada oportunidade que tivemos para ter um impacto positivo nessa embalagem, nós abraçamos a oportunidade, então nada de plástico virgem. E até 2030 todos as nossas embalagem serão com plástico reciclado ou de fonte biológica. Então, é uma verdadeira revolução que estamos criando, pois é o primeiro perfume de luxo, incrível, super sensorial, mas que pode ser recarregado o produto pelo consumidor.

 
Maya finalizou sua participação no podcast com uma frase que ficou na minha mente, "MY WAY é um perfume que faz se sentir bem, mas também faz sentido para nosso planeta, por ser carbono neutro. E também faz sentido para a sociedade por desenvolver as comunidades." Mais informações sobre a fragrância, você encontra no meu Instagram @taci_karina.










 

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